Conecte-se conosco

POLÍCIA

Operação Aquarium | Polícia Civil e Cosanpa combate furtos de hidrômetros em Belém

Foto: Reprodução / Fonte: Agência Pará

A Polícia Civil, por meio da Divisão de Polícia Administrativa (DPA) e Diretoria de Polícia Metropolitana (DPM), deflagraram na manhã desta quarta-feira (06), em Belém, a Operação Aquarium, cujo objetivo é combater crimes de furto e receptação de hidrômetros na Região Metropolitana de Belém (RMB). Uma mulher foi presa em flagrante por receptação qualificada. A operação ocorreu conjuntamente com técnicos da Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa). 

“Estamos intensificando as ações para combater os delitos de furtos de hidrômetros na Região Metropolitana de Belém. Além de ser crime, o furto desse equipamento causa transtornos para toda a população. Os primeiros a sofrerem as consequências do ato criminoso são os moradores da residência de onde o medidor de água foi furtado, já que o dano à tubulação gera a falta de água”, explicou o delegado Daniel Castro, titular da Diretoria de Polícia Metropolitana (DPM). 

Em um dos alvos, um galpão localizado no bairro do Guamá, cerca de 170 medidores de consumo de água foram apreendidos. Além dos equipamentos, cinco baterias utilizadas em torres de telecomunicação foram encontradas no local. A proprietária do local foi autuada pelo crime de receptação qualificada, com pena de até oito anos de reclusão.  

Segundo Paul Simons, engenheiro civil sanitarista da Cosanpa, as consequências do furto geram desperdício de água tratada, podendo acarretar a diminuição da pressão na rede, prejudicando o abastecimento de toda a vizinhança, e ainda causa prejuízo para os cofres públicos. “Precisamos do apoio da população para combater essa prática criminosa. Quem presenciar o furto pode chamar a polícia e denunciar. O hidrômetro não tem valor comercial e quem for pego na posse do equipamento será punido, disse Simons. 

As investigações seguem com intuito de identificar outros possíveis autores dos furtos e outros receptadores.

Texto: Talison Lima / PCPA
Por Luana Laboissiere (SECOM)

Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda
Propaganda
Propaganda
Propaganda

Copyright © 2021 Correio Paraense todos os direitos reservados.