Conecte-se conosco

BELÉM

Belém Fashion 405 | moda, design e tecnologia na Amazônia

Projeto faz uma homenagem à capital paraense contando suas histórias por meio de um desfile com
projeção mapeada no centro urbano da cidad

Foto: Reprodução / Fonte: Lambada Produções

Parte da história de Belém contada com roupas em um desfile que reúne arte e tecnologia. Essa é a proposta do projeto Belém Fashion 405, realizado pela designer de Moda Jacke Carvalho.

Contemplado pela Lei Aldir Blanc Pará, o projeto é uma homenagem a cidade de Belém e será apresentado neste sábado, dia 02 de outubro, às 19 horas, com um desfile feito com macroprojeções em fachada de prédio no centro da cidade (Tiradentes com a Doca).

Para homenagear Belém, Jacke Carvalho optou pelo recorte do Ver-o-Peso, um dos cartões-postais da cidade e que é um resumo da diversidade cultural da capital. As peças que compõem o desfile foram garimpadas em brechós do Ver-o-Peso e seu entorno. A partir da seleção, a designer desmontou as peças, criando novos produtos.

“O Veropa é um símbolo importante da nossa cultura, por isso decidi trabalhar com esse recorte. As peças selecionadas nos brechós foram desmontadas e executadas no upcycling, uma técnica de modificação da peça original, que é desmanchada, modificada, passando por um processo de ressignificação”, explica Jacke. “Com este trabalho, a ideia é mostrar que é possível usar a criatividade na moda e ser sustentável, prolongar a vida útil de uma roupa impacta diretamente na forma como a gente pensa consumo, descarte e o planeta”.

Ao todo, sete looks compõem a coleção assinada por Jacke e inspirada em Belém, onde podemos identificar as erveiras, os peixeiros, o açaí, os barcos, elementos presentes no Ver-o-Peso.

O resultado será apresentado em um desfile inovador e performático projetado em uma fachada de prédios em local estratégico da cidade, com público espontâneo, obedecendo os protocolos de saúde. A macro-projeção vai utilizar a técnica de projeção mapeada, uma das mais inovadoras técnicas de artes visuais da atualidade, onde fachadas e a arquitetura da cidade são ressignificadas a partir do uso de imagens. A projeção será documentada em vídeo e lançada nas plataformas digitais para que o público contemple também de modo virtual essa homenagem a Belém.

“O projeto propõe a interação entre moda, sustentabilidade e tecnologia. Gravamos o desfile com nossos modelos e vamos apresentar o resultado com um desfile usando o vídeo-mapping, uma linguagem que mistura arte e tecnologia”, revela Jacke.

A macro-projeção tem direção da artista visual Roberta Carvalho, premiada artista paraense, realizadora do Festival Amazonia Mapping, que, ano passado, ganhou o Prêmio SIM São Paulo na categoria Inovação: Música e Tecnologia.

Sustentabilidade – A moda é uma linguagem usada para expressar questões, modos e anseios e contar história. Ela é o reflexo da sociedade em que vivemos e, por isso, traz para a cena debates importantes como meio ambiente e sustentabilidade, uma das grandes preocupações atuais.

“Entendemos a sustentabilidade como uma solução para discutir o uso de materiais e procedimentos na moda. O projeto exercita de forma criativa a reutilização e o reaproveitamento de roupas de brechó, promovendo e dando valor ao que seria descartado”, explica Jacke.

Mais do que dar visibilidade à moda produzida no Estado, o projeto BELÉM FASHION 405 prevê a realização de um desfile, utilizando a sustentabilidade como conceito para a produção das peças da coleção que será composta a partir do reaproveitamento de peças de brechós, além da experimentação da tecnologia na composição, difusão e apresentação do projeto.

Sobre Jacke Carvalho – Formada em Design de Moda, iniciou sua carreira como uma das dez finalistas do concurso “Criando moda”, do antigo Shopping Iguatemi. Em 2006, foi uma das responsáveis pela criação do projeto de moda e design Caixa de Criadores, precursor na Amazônia, que lançou no mercado de Belém criadores de moda, além disso, desenhava suas próprias coleções. Seguiu como produtora de figurino de comerciais e audiovisual. A partir de 2012,
ministrou oficinas de moda na Fundação Curro Velho, com ênfase em sustentabilidade e figurino artístico, promovendo exposições e desfiles nessa instituição. Ganhou prêmios: “Cobra Criada”, realizou a exposição “Ecológica Moda Pará”, homenageando a moda paraense a partir de figurinos sustentáveis e o “Prêmio Seiva”, conquistando o primeiro lugar da categoria Design. Assinou o figurino de vários artistas paraenses, como Cronixta, Felipe e Manoel Cordeiro, Aíla e Mestre Solano.

Serviço:


| O quê: Desfile BELÉM FASHION 405 da designer de Moda Jacke Carvalho
| Onde: Tiradentes esquina com Doca
| Data: 02 de outubro de 2021 (sábado)
| Horário: 19h30
| Classificação: Livre
| Informações: @ jackecarvalhodesigndemoda

Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda
Propaganda
Propaganda
Propaganda

Copyright © 2021 Correio Paraense todos os direitos reservados.