Conecte-se conosco

PARÁ

Vale atende pedido de Helder Barbalho e suspende transporte de passageiros na EFC

Solicitação do governador é resposta à descoberta da cepa indiana da Covid-19 no Maranhão

Foto: Reprodução / Fonte: Blog Zé Dudu

A mineradora Vale, responsável pela operação do Trem de Passageiros da Estrada de Ferro Carajás, determinou a suspensão temporária da circulação do transporte, a partir desta segunda-feira (24). A interrupção acontece a pedido do governador do Pará, Helder Barbalho, como medida preventiva urgente no enfrentamento da pandemia da Covid-19.

O requerimento do governo do estado se dá em resposta ao descobrimento da cepa indiana do novo coronavírus em São Luís do Maranhão. A Estrada de Ferro Carajás (EFC) liga a mina de Carajás, no sudeste do Pará, ao Porto de Ponta da Madeira, na capital maranhense. Milhares de passageiros por ano utilizam a EFC como uma alternativa segura e mais barata que a opção rodoviária.

No último domingo (16), um homem de nacionalidade indiana foi internado em São Luís, com sintomas da Covid-19. Ele é tripulante do navio “MV SHANDONG DA ZHI”, vindo da Malásia, onde foram registrados cinco outros casos da variante, que, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), possui maior capacidade de transmissão e está ligada ao colapso sanitário na Índia.

Neste sábado (22), a prefeitura de Primavera, no nordeste do Pará, notificou dois casos suspeitos da cepa indiana no município. De acordo com a nota publicada, os dois pacientes relataram ter estado no Maranhão nos últimos dez dias e tido contato indireto com tripulantes do navio. Até o momento, não há identificação de transmissão local da variante.

O requerimento foi formalizado pelo Governo do Pará neste domingo (23). Ainda foram pedidos esclarecimentos por parte da Companhia Docas do Pará (CDP), Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Infraero sobre as medidas de segurança adotadas em relação às pessoas que entram no estado. 

Confira a íntegra da nota enviada pela Vale:

Sobre a suspensão da circulação do Trem de Passageiros da Estrada de Ferro Carajás

O Trem de Passageiros da Estrada de Ferro Carajás (EFC) terá a circulação temporariamente suspensa a partir desta segunda-feira, 24. A medida atende a requerimento do Governo do Estado do Pará pela interrupção temporária do transporte ferroviário de passageiros, como mais uma medida preventiva no enfrentamento da pandemia da Covid-19 (coronavírus).

Os passageiros que tiverem suas viagens canceladas poderão solicitar o reembolso do bilhete, sem custo adicional ou aguardar o retorno do trem para remarcar no prazo de um ano da data de emissão.

Mais informações podem ser obtidas por meio do canal de atendimento Alô Ferrovias (0800 285 7000).

A Vale continua acompanhando a situação e reitera o seu compromisso com a segurança dos passageiros, de suas operações e das comunidades ao longo da ferrovia. A Vale está em contato com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), órgão federal responsável por regular e fiscalizar a concessão ferroviária.

A Vale manterá a população atualizada sobre o assunto.

POR ANNA VALE

Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda
Propaganda
Propaganda
Propaganda

Copyright © 2021 Correio Paraense todos os direitos reservados.