Conecte-se conosco

BOA AÇÃO

Em comemoração ao dia do abraço “Cabine do Amor” ajuda a fortalecer laços familiares de pacientes com covid-19

Foto: Ascom / SESPA / Fonte: Agencia Pará

Dia 22 de maio é comemorado o Dia do Abraço, uma data simbólica que traz a mensagem de paz e amor entre as pessoas. Mesmo estando a mais de um ano sem poder abraçar fisicamente, é importante demonstrar afeto, e foi pensando nisso que a Narjara Dantas, psicóloga do Hospital de Campanha de Santarém, idealizou a “Cabine do Amor”,  iniciativa permite que os pacientes com quadro clínico estáveis possam abraçar alguns familiares, tendo uma proteção plástica intermediando o toque físico. 

“A ‘Cabine do Amor’ tem como objetivo desenvolver uma relação de confiança de bem estar, além de fortalecer os laços de família e prestar um serviço humanizado ao usuário. E o abraço é um remédio natural, sem contra indicação, que alivia as tensões, reduz o estresse, melhora a auto estima, controla a ansiedade e ainda garante um humor mais positivo”, explica a psicóloga.

Dona Agostinha Santos, de 67 anos, foi contaminada com Covid-19, precisou ficar internada no Hospital de Campanha de Santarém e pode receber o abraço das filhas na  “Cabine do Amor”.

“Hoje posso dizer que venci essa doença, agradeço a todos pelo atendimento e pelas experiências vividas lá, fui muito bem tratada. Eu pude abraçar as minhas duas filhas, depois de vários dias internada e isso me deixou mais forte. Esse projeto é muito importante porque são poucos os que tiveram a oportunidade receber um abraço de um ente querido durante o tratamento dessa doença”, conta aliviada Dona Agostinha.

Segundo Narjara Dantas, psicóloga do Hospital de Campanha de Santarém, “diante desse momento de isolamento, diante de tudo isso que estamos vivendo, é válido a gente proporcionar um momento agradável com os familiares, de forma respeitosa tentando diminuir o medo, a angústia, a ansiedade, o sofrimento e fortalecendo o vínculo familiar”.

“É uma excelente iniciativa que mostra o compromisso que o Governo do Pará tem com o atendimento da população, especialmente aos pacientes com Covid-19 que por conta da doença precisam ficar isolados. Projetos como esse confirmam o quanto é importante o atendimento humanizado para acelerar o processo de recuperação dos pacientes”, avaliou secretário de Estado de Saúde Pública, Romulo Rodovalho.

Por Melina Marcelino (SESPA)

Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda
Propaganda
Propaganda
Propaganda

Copyright © 2021 Correio Paraense todos os direitos reservados.