Conecte-se conosco

COLUNA - PRAGAS URBANAS & VOCÊ

RATOS | Entenda a diferenças das espécies

Foto: Reprodução / Fonte: Correio Paraense

Ratazana, Rato de telhado e Camundongo. A grande maioria das pessoas não fazem ideia que se tratam de espécies diferentes.

Mas saiba que conhecer essas espécies fará muita diferença ao identificar de onde esses Roedores estão vindo e como tratá-los.  Por isso vamos conhecer um pouco dessas Pragas tão temidas e perigosas.

RATTUS RATTUS, RATO DE TELHADO OU RATO PRETO:

Esses são alguns nomes pelos quais ele é conhecido.

Medindo entre 16 e 24 cm de comprimento, com o rabo mais longo que a cabeça e o corpo juntos. Tem um nariz pontiagudo, orelhas grandes e um corpo estreito (em comparação com a ratazana comum).

Produzem cerca de 5 a 10 filhotes por ninhada, e tem entre 3 a 6 ninhadas por ano.

O período de gestação é de cerca de 3 semanas. São incrivelmente ágeis e muito bons escaladores. Isso explica porque fazem ninhos com frequência em forros.

A sua comida preferida são frutas. Come cerca de 15g de alimento e bebe cerca de 15 ml de água por dia. Mas dado a necessidade eles conseguem adaptar seu cardápio.

RATTUS NORVEGICUS, RATAZANA, RATO DE ESGOTO OU RATO MARRON:

Esses são alguns nomes pelos quais ele é conhecido.Ou seja, Ratazana não é rato fêmea como alguns pensam, mas se trata de uma espécie.

Podendo medir até 40cm de comprimento, com o rabo mais curto do que a cabeça e o corpo juntos. Pesa entre os 350 a 500g.Tem um nariz grosso, orelhas pequenas e um corpo mais grosso (em comparação com o rato de telhado). Tem entre 7 a 8 filhotes por ninhada e entre 3 a 6 ninhadas por ano. O período de gestação é de cerca de 3 semanas. A sua comida preferida é cereais, embora sejam onívoros (comem de tudo).

Com uma dieta nada balanceada, comem cerca de 30g de alimentos e bebem 60ml de água por dia. Cavam tocas em jardins e pisos em geral.

CAMUNDONGO, TAMBÉM CONHECIDO COMO RATO DOMÉSTICO OU, MAS FAMOSAMENTE COMO CATITA:

Medindo entre 70 a 96mm de comprimento, com uma cauda aproximadamente do mesmo comprimento, pesa de 12 a 30g. Sua linhada vai de 4 a 16 crias em 7 a 8 ninhadas por ano. Período de gestação de cerca de 3 semanas.

Geralmente vivem em buracos no chão, mas são ótimos para se abrigarem dentro de casas e também escalam com frequência. Os cereais são o seu alimento preferido. Comem cerca de 3g de alimentos por dia e podem sobreviver sem nenhuma água adicional.

Previna-se! Contrate uma empresa especializada em Controle de Pragas de sua preferência.

Proteja-se! Pragas podem matar.

Por: Sidney Costa – Diretor da ECCOPRAGA – Soluções ambientais

Instagram @eccopraga
Fone/ WhatsApp: (91) 98127-0480
E-mail: eccopraga@eccopraga.com   

Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda
Propaganda
Propaganda
Propaganda

Copyright © 2021 Correio Paraense todos os direitos reservados.