Conecte-se conosco

ANANINDEUA

Prefeitura lança “Programa Ilumina – Mais Luz para Ananindeua.”

O projeto irá reduzir custos, economizar recursos e aumentar a eficiência da iluminação da cidade

Foto: Reprodução / Fonte: Correio Paraense

Com o objetivo de renovar, melhorar e modernizar a iluminação pública da cidade, o prefeito de Ananindeua, Doutor Daniel, o vice-prefeito Erick Monteiro e o Secretário da Saneamento e Infraestrutura (Sesan), Paulo Macedo, vão lançar nesta terça-feira, 04 de maio, o novo projeto da gestão municipal, “Programa Ilumina – Mais luz para Ananindeua.”

A assinatura da ordem de serviço e o lançamento será feito no bairro de Águas Brancas, no Conjunto Girassol, na Rua Jasmim, às 19h, onde será apresentado à população, à imprensa e autoridades municipais o projeto piloto da prefeitura. O Departamento de Iluminação Pública (DIP) vai substituir mais de 400 lâmpadas de vapor de sódio, mercúrio e vapor metálico, para luminárias de LED, no bairro de Águas Brancas, que será a primeira comunidade a receber o programa. 

Ananindeua tem 38 mil pontos de iluminação pública e as substituições de todas as luminárias serão feitas com recursos próprios do município, através do novo programa Ilumina – Mais Luz para Ananindeua. 

Economia

O projeto de instalação de lâmpada de LED no conjunto Girassol, irá economizar, por ano, mais de R$60 mil reais em manutenção. Isso representa 55% de economia na manutenção da iluminação pública. 

Antes o custo, por ano, com manutenção era na ordem de $111 mil reais e agora passará a ser de R$50 mil reais. 

Economia para a administração pública representa uma gestão eficiente que permite ampliar investimentos na cidade.

Aumento na segurança da cidade

A troca das luminárias trará maior eficiência energética e um menor custo com a sua manutenção, uma vez que a vida útil de cada lâmpada é de mais de 10 anos. De acordo com o prefeito, outra vantagem com a iluminação pública, baseada nas luminárias de LED, será o aumento de segurança. Após instaladas, as ruas com a nova iluminação pública ficarão mais claras e tudo o que acontece nela poderá ser percebido com maior nitidez, representando maior segurança para os moradores.

A administração municipal definiu um calendário de substituição das luminárias para atender toda cidade. Após a conclusão dos serviços no bairro de Águas Brancas, a equipe do DIP segue para o bairro Curuçambá, depois vai para o Guanabara e continuamente o DIP vai chegar em todos os bairros levando a modernização da iluminação pública.

Respeito ao meio ambiente

Sem contar que investir em iluminação de LED é também uma ação sustentável, de respeito ao meio ambiente. A iluminação convencional, nessa área do conjunto girassol, consome mais de 263 mil kw/ano. Em LED, passamos a consumir bem menos (apenas 120 mil kw/ano).  Isso é uma economia de consumo de mais de 50% de energia.

Eficiência

Trocar lâmpadas convencionais por lâmpadas de LED representa eficiência na iluminação pública. Ou seja, cada poste com LED vai iluminar uma área bem maior do que de uma lâmpada a vapor. Por isso, a rua fica bem mais iluminada.

O programa ILUMINA vai começar iluminando três bairros: Águas Brancas Curuçambá e Guanabara.

Texto: Ana Paula Carvalho

Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda
Propaganda
Propaganda
Propaganda

Copyright © 2021 Correio Paraense todos os direitos reservados.