Conecte-se conosco

BELÉM

Defesa Civil de Belém vistoria prédio em área tombada do centro de Belém

Foto: Reprodução / Fonte: Agência Belém

Classificado como de interesse à preservação arquitetônica integral pela Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel), o imóvel localizado na travessa Gaspar Viana passou por vistoria técnica da Defesa Civil de Belém. De acordo com o relatório concluído na tarde desta segunda-feira, 19, o prédio necessita de reforço estrutural e se encontra totalmente inadequado para moradia. 

A vistoria foi realizada a pedido do diretor-presidente da Sociedade Cooperativa da Indústria Pecuária do Pará (Socipe), Leandro Tocantins. Segundo ele, a Socipe adquiriu o prédio em 1933 para abrigar a sede da sociedade, mas acabou sendo abandonado pela cooperativa por falta de condições financeiras para manter a estrutura. 

“Não tivemos mais condições de manter o prédio e hoje nossa preocupação é que ele ofereça riscos para as pessoas que passam por ele e para as que ainda trabalham aqui”, declara o presidente. Hoje o imóvel de três pavimentos tem a parte térrea segmentada e alugada para uma barbearia, além de ser usada como depósito por alguns comerciantes da área. 

Além do proprietário do imóvel, a vistoria técnica foi acompanhada por representantes da Fumbel e do Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (Iphan), para quem os relatórios serão encaminhados.

Por: Aycha Nunes

Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda
Propaganda
Propaganda
Propaganda

Copyright © 2021 Correio Paraense todos os direitos reservados.