Conecte-se conosco

COLUNA - SAÚDE & BEM ESTAR

O que significa ter qualidade de vida

Foto: Reprodução / Fonte: Correio Paraense

Ouvimos muito falar sobre qualidade de vida, mas sabemos realmente o que isso significa?

A maioria das pessoas relaciona a qualidade de vida com o “sentir-se bem”, porém, esse conceito é muito mais abrangente e não está relacionado apenas a saúde física.

Para a OMS (Organização Mundial da Saúde), a definição de qualidade de vida é “a percepção que um indivíduo tem sobre a sua posição na vida, dentro do contexto dos sistemas de cultura e valores nos quais está inserido e em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações”.

Ou seja, está relacionado à auto-estima e ao bem-estar pessoal, o que inclui aspetos como a capacidade funcional, o estado emocional, a interação social, o autocuidado, o suporte familiar, o estado de saúde, os valores culturais, éticos e religiosos, o estilo de vida, a satisfação com o emprego e com atividades diárias. Enfim, ter qualidade de vida é estar em harmonia com esses fatores.

Quando um desses fatores entra em desordem, a qualidade de vida fica prejudicada, por exemplo, quando alguém está passando por problemas ou pressões no trabalho ou na família, certamente isso vai influenciar no seu estado de humor, no sono, na alimentação, e então uma cadeia de eventos ruins vai crescendo e afetando diretamente a qualidade de vida, e até a saúde física, percebeu?

Por isso a saúde mental é tão importante quanto a saúde física. É necessário muita saúde mental para lidar com tantos problemas e dificuldades que são comuns ao dia a dia estressante em que vivemos.

Procurar manter uma visão positiva sobre a vida e até mesmo sobre os problemas, nos ajuda a pensar nas soluções. Focar na solução e não nos problemas pode ser uma boa maneira de manter a qualidade de vida em todos os seus aspectos.

“Para melhorar a qualidade de vida, melhore a qualidade de seus pensamentos.”

Serviço:

Telefone: WhatsApp: (91) 98847-8323
Acompanhe pelo https://www.instagram.com/@dayara_costaa

Por: Dayara Costa

Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda
Propaganda
Propaganda
Propaganda

Copyright © 2021 Correio Paraense todos os direitos reservados.