Conecte-se conosco

ANANINDEUA

Coveiros dos cemitérios da rede Municipal de Ananindeua são vacinados contra a Covid-19

Imagens: Leandro Santana / Fonte: Semcat

A Prefeitura de Ananindeua por meio da Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Trabalho – Semcat e o Complexo Funerário Municipal na tarde desta quinta-feira, 25, vacinou os trabalhadores que atuam de forma direta nos sepultamentos dos cemitérios públicos do município contra a Covid-19.

Os trabalhadores foram incluídos no calendário de vacinação por conta do grande contágio diário pelo país deixando a função ainda mais vulneráveis, no total foram 6 coveiros e 2 motoristas do complexo funerário vacinados.

“Estamos contemplando as classes que são necessárias e vulneráveis a atual situação, estamos acompanhando os óbitos que estão acontecendo e os nossos agentes funerários lidam diretamente fazendo esses sepultamentos, então também houve uma preocupação em protege-los por ser servidores que estão na linha de frente” explica Sâmia Borges, Diretora Técnica da Sesau.

Apesar dos protocolos de prevenção serem colocados em prática na função, eles ainda estão sempre expostos aos riscos de contaminação.

“É bastante doloroso essa situação, eram entorno de 21 enterros por dia no início só de covid-19. Com o tempo fomos acostumando a lidar com a dor das famílias, alguns enterros cheguei até me comover. Tive que dobrar os cuidados para acabar não levando para casa e infectar a minha família e não passar para o nosso parceiro de trabalho, tudo foi uma questão de se proteger e agora com a vacina vai melhorar bastante, mesmo vacinado não vamos deixar de se proteger porque sabemos que a vacina é um controle para gente, mais ainda podemos ser um transmissor da doença como os médicos dizem” relata Luciano Gomes, de 30 anos e a 2 anos exerce a função de coveiro.

Os trabalhadores foram imunizados com a 1ª dose produzida pela vacina AstraZeneca, da Universidade de Oxford no templo da igreja Labaredas de Fogo, na cidade nova VII.

Era notável a expressão de alívio e emoção no olhar do coveiro Isaías “Somos da linha de risco e viemos perdendo muitos colegas próximos, cheguei a enterrar pessoas e no dia seguinte outro ente da mesma família e uma coisa triste de vê, são vidas sendo perdidas. Penso na minha família e chego a pedir a Deus que nos proteja, agradeço muito a prefeitura por tudo que estão fazendo pela gente” concluí Isaías dos Santos Souza, Coveiro à 6 anos.

Complexo Funerário Municipal – O município de Ananindeua possui três cemitérios públicos e para realizar o sepultamento em um deles é necessário ser munícipe, confirmado por comprovante de residência ou título eleitoral do falecido.

A prefeitura ainda disponibiliza urna funerária, traslado do corpo e faz a abertura da cova. Quem precisar do serviço, é preciso procurar a assistência social na Semcat, munido do RG (original e cópia) do responsável e do falecido além da guia de atestado de óbito.

“O auxílio funeral é um dos benefícios eventuais que a Semcat concede ao munícipe, então toda pessoa em vulnerabilidade social de baixa renda que venha perder um ente familiar e que seja residente de Ananindeua tem direito a esse benefício que pode ser no auxílio a concessão de urna, traslado e enterro nos cemitérios públicos e por isso a secretaria coloca em prática a função de coveiro para fazer a manutenção, conservação. Consideramos essa função essencial neste momento” explica Marisa Lima, secretária da Semcat.

Os serviços extras como preparação do corpo e exumação dos despojos mortais (ossos) do túmulo para reacomoda-los em outro espaço menor, é de custo da própria família. O complexo funerário municipal, fica localizado na Rua José Marcelino de Oliveira, no bairro Centro. Com atendimento de segunda a sexta-feira, de 8 ás 14h e aos sábados e domingos, de 08 às 10h30. O sepultamento acontece todos os dias, de 08 às 16H.

Texto: Hugo Tomkiwitz

Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda
Propaganda
Propaganda
Propaganda

Copyright © 2021 Correio Paraense todos os direitos reservados.