Conecte-se conosco
Foto: Reprodução / Fonte: Correio Paraense

COLUNA - PRAGAS URBANAS & VOCÊ

Pragas Urbanas | O que são ? Quais as mais comuns em residências e estabelecimentos?

O que são Pragas Urbanas, quais as Principais delas e quais suas principais características?

Você sabe quais são os tipos de pragas urbanas mais comuns? Entende-se por Pragas Urbanas os insetos e pequenos animais que se proliferam desordenadamente no meio urbano e que oferecem riscos econômicos e à saúde de pessoas e animais domésticos.

As Principais pragas:

Os principais exemplos são, Formigas, Ratos, Baratas, Moscas, Mosquitos, Escorpiões, Morcegos, Pombos, Caramujos e Centopeia.

      Nesse artigo veremos um resumo das três primeiras Pragas citadas acima, após isso teremos uma matéria bônus ao fim de cada artigo falando das demais Pragas.

FORMIGAS – No geral quando se fala de formigas dentro de nossa casa, não ficamos apavorados e muito menos enojados. No entanto, o cenário é bem diferente quando falamos de uma barata. Porém o que você talvez não saiba é que as formigas, podem causar danos à saúde de forma igual ou até pior que as baratas. Portanto, cuide-se e fique atento!

      Somente no Brasil são cerca de 2.000 espécies. Os problemas trazidos por formigas podem variar do simples incômodo a picadas e até mesmo a infecções hospitalares. Há entre 20 e 30 espécies de formigas que vivem em estreito contato conosco. Entre as mas comuns estão a formiga-fantasma, formiga-louca, formiga argentina, formiga-faraó, formiga-do-fogo, e também as dos gêneros acrobatas, carpinteiras, lava-pés e cabeçudas, além de saúvas.

BARATAS – As baratas estão entre os insetos, mas comuns e antigos existentes na Terra. Existem aproximadamente 3.500 espécies diferentes de baratas já estudadas em todo mundo, porém apenas quatro delas se tornaram um grande problema para o ser humano.

         Esse inseto tem hábitos noturnos e, por isso, se for visto durante o dia, há a possibilidade de significar altas infestações ou diminuição da fonte de alimento.

        As baratas geralmente tem preferência por ambientes úmidos e quentes com pouca ou nenhuma luz. É um inseto agregado (gosta de viver em bandos) e onívoro (come qualquer tipo de alimento). Buscam abrigos e esconderijos nas fendas, frestas, rachaduras e pequenos espaços, onde se sentem protegidas.

Nos artigos à frente veremos as diferenças entre as baratas que abrigam em apartamentos, casas, veículos e etc, em comparação com a que vemos nas áreas comuns dos condomínios e caixas de esgoto em geral.

ROEDORES – Nesse artigo ao falarmos de Roedores, vamos nos referir a Ratos, Ratazanas e Camundongos.

         A grande maioria das pessoas não fazem ideia que se tratam de espécies diferentes.

     Mas saiba que conhecer essas espécies fará muita diferença ao identificar de onde esses Roedores estão vindo e como trata-los.  Por isso vamos conhecer um pouco dessas Pragas tão temidas e perigosas.

  • Rattus rattus, Rato de telhado ou Rato preto. Esses são alguns nomes pelos quais ele é conhecido.

Medindo entre 16 e 24 cm de comprimento, tem uma cauda mais longa que a cabeça e o corpo juntos. Tem um nariz pontiagudo, orelhas grandes e um corpo estreito (em comparação com a ratazana comum).

Produz cerca de 5 a 10 filhotes por ninhada, e tem entre 3 a 6 ninhadas por ano.

      O período de gestação é de cerca de 3 semanas. São incrivelmente ágeis e muito bons escaladores. Isso explica porque fazem ninhos com frequência em forros.

      A sua comida preferida são frutas. Come cerca de 15g de alimento e bebe cerca de 15 ml de água por dia. Mas dado a necessidade eles conseguem adaptar seu cardápio.

  • Rattus norvegicus, Ratazana, Rato de esgoto ou Rato marron. Esses são alguns nomes pelos quais ele é conhecido.

Ou seja, Ratazana não é rato fêmea como alguns pensam, mas se trata de uma espécie.

Podendo medir até 40cm de comprimento, com uma cauda mais curta do que a cabeça e o corpo juntos. Pesa entre os 350 a 500g.Tem um nariz grosso, orelhas pequenas e um corpo mais grosso (em comparação com o rato de telhado).Tem entre 7 a 8 filhotes por ninhada e entre 3 a 6 ninhadas por ano. O período de gestação é de cerca de 3 semanas. A sua comida preferida é cereais, embora sejam onívoros (comem de tudo).

Com uma dieta nada balanceada, comem cerca de 30g de alimentos e bebem 60ml de água por dia. Cavam tocas em jardins e pisos em geral.

  • Camundongo, também conhecido como rato doméstico ou mas famosamente como catita.

Medindo entre 70 a 96mm de comprimento, com uma cauda aproximadamente do mesmo comprimento, pesa de 12 a 30g. Sua linhada vai de 4 a 16 crias em 7 a 8 ninhadas por ano. Período de gestação de cerca de 3 semanas. Geralmente vivem em buracos no chão, mas são ótimos para se abrigarem dentro de casas e também escalam com frequência. Os cereais são o seu alimento preferido. Comem cerca de 3g de alimentos por dia e podem sobreviver sem nenhuma água adicional.

Você quer ter tranquilidade? Às vezes sabemos que é difícil, principalmente em tempos tão difíceis. Apesar disso, é importante você se prevenir de problemas além do coronavírus.

Fique por dentro!

Att. Sidney Costa – Téc. Em controle de Vetores e Pragas Urbanas.
Diretor da empresa ECCOPRAGA – Soluções Ambientais.
Instagran @eccopraga
Fone/ WhatsApp: (91) 98127-0480

Continue lendo
5 Comments

5 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda
Propaganda
Propaganda
Propaganda
Propaganda
To Top