Conecte-se conosco

CURIOSIDADES

Pandemia pode afetar leitura de 70% das crianças brasileiras

Foto: Reprodução / Fonte: Pleno News

Um relatório divulgado pelo Banco Mundial, na última quarta-feira (17), apontou que 70% dos estudantes brasileiros de até 10 anos de idade podem não conseguir compreender textos simples, como resultado do fechamento de escolas na pandemia. O levantamento levou em conta o impacto da Covid-19 na América Latina e no Caribe.

Segundo o estudo, “a continuação do aprimoramento do alcance e da aceitação do ensino a distância para os grupos mais desfavorecidos, assim como a qualidade geral da aprendizagem remota, será fundamental para mitigar as perdas de aprendizagem e reduzir as desigualdades”.

Chamado de Agindo Agora para Proteger o Capital Humano de Nossas Crianças, o relatório apontou que, após 10 meses do fechamento das escolas, o índice de pobreza de aprendizagem pode ter aumentado em mais de 20%, passando de 51% para 62,5%.

– Essas perdas não são as mesmas para todos os setores. Elas afetam principalmente a parcela de renda mais baixa – o que poderia ter ampliado a já elevada lacuna socioeconômica em matéria de resultados na área de educação em 12% – destacou o texto.

O Banco Mundial defendeu que todas as crianças em idade escolar devem ter acesso às escolas reabertas. Os colégios precisam gerar condições para um aprendizado efetivo, ainda que misturando aulas presenciais e remotas.

Por: Ana Luiza Menezes

Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda
Propaganda
Propaganda
Propaganda

Copyright © 2021 Correio Paraense todos os direitos reservados.