Conecte-se conosco

BOA AÇÃO

Semana da mulher na Apae Belém discute empoderamento e deficiência

Evento vai reunir ativistas em roda de conversa on-line

Foto: Felipe Augusto Ferreira / Fonte: Comunicação APAE Belém

A Apae Belém promove, na próxima quinta-feira (11), a roda de conversa on-line “Mulheres: Direitos, Empoderamento e Desafios”. O evento é alusivo ao Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, e vai reunir ativistas das causas feminista e da pessoa com deficiência. A transmissão ocorre a partir das 19h no canal da TV Apae Belém no YouTube.

Com a mediação da gerente do Centro de Atendimento Multidisciplinar de Saúde (Cams) da Apae Belém, Carol Salomão, o encontro terá a participação da cientista social Kamilla Sastre, que tem esclerose múltipla e é a primeira suplente para a Câmara Municipal de Belém e da advogada Natasha Vasconcelos do movimento Política para Mulheres.

“A Apae Belém entende que é preciso garantir cada vez mais a participação das mulheres em espaços de debate organizados e protagonizados por elas, principalmente travando a discussão do combate ao machismo, ao preconceito, ao feminicídio e a todos os tipos de violência ainda sofridas por tantas”, destaca Carol.

De acordo com ela, as figuras femininas assumem posição de destaque entre os funcionários e cargos de chefia da instituição. O protagonismo também está entre as famílias dos usuários da Apae: a maioria é chefiada por mulheres. Mas esse aspecto revela um fator dramático: o abandono de pais à família depois que descobrem a condição do filho.

“Chega a 30% o número de famílias chefiadas por mulheres, muitas das quais monoparentais femininas. Alguns casos são de mães que foram abandonadas pelos maridos, por não aceitarem a deficiência de seus filhos. A discussão toma, então, um aspecto também de apoio psicossocial a essas famílias”, finaliza.

A roda de conversa “Mulheres: Direitos, Empoderamento e Desafios” é uma realização do Instituto de Diagnóstico, Ensino e Pesquisa (Idipe) da Apae Belém, por meio do Programa de Educação Continuada (PEC), que além de promover ações de formação aos profissionais da instituição, fomenta parceria com outras instituições, visando inclusão e qualidade de vida das pessoas com deficiência intelectual e múltipla.

Serviço: Roda de conversa on-line “Mulheres: Direitos, Empoderamento e Desafios” com Kamilla Sastre e Natasha Vasconcelos
Quando? Quinta-feira (11), às 19h

Onde? Canal da TV Apae Belém no YouTube (https://www.youtube.com/channel/UCL-yHhZ5iG87b5ROPp5r4Vg)

Por: Fernando Assunção

Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda
Propaganda
Propaganda
Propaganda

Copyright © 2021 Correio Paraense todos os direitos reservados.