Conecte-se conosco

Prefeitura de Ananindeua em parceria com o governo do Estado dão assistências para as vítimas do incêndio no bairro do Curuçambá

Foto: Hugo Tomkiwitz / Fonte: Correio Paraense

ANANINDEUA

Prefeitura de Ananindeua em parceria com o governo do Estado dão assistências para as vítimas do incêndio no bairro do Curuçambá

A Prefeitura de Ananindeua por meio da Secretaria de Assistência (Semcat) e a Secretaria de Governo (Segov) vêm acompanhando duas famílias vítimas de um incêndio no bairro do Curuçambá por conta de uma vela acesa no interior da residência. Uma das vitimas perdeu tudo e a outra parcial comprometendo a estrutura.

Na manhã desta sexta-feira, 05, as duas famílias foram beneficiadas pelo programa Sua Casa que destina as vítimas o acesso à construção, reforma, ampliação, melhoria ou adaptação de unidade habitacional. O objetivo do programa é proporcionar a melhoria da qualidade de vida da população.

A Companhia de Habitação do Estado do Pará – COHAB/PA coordena a seleção dos beneficiários e acompanha a obra e a execução das despesas do Programa. Já a Secretaria de Estado da Fazenda – SEFA participa na utilização do crédito, já o Banco do Estado do Pará S/A (BANPARÁ) é o agente financeiro do Programa, como depositário dos recursos financeiros.

De acordo com o representante da COHAB no Pará “Estamos fazendo o acolhimento dessas famílias trazendo benefícios do programa “Sua Casa” para que essas famílias de baixa renda se sintam amparadas nesse momento de dificuldade, e sigam reconstruindo suas vidas. Diante do clima da nossa região, temos muitos incidentes e outros até de formas naturais, esse programa vem beneficiar casos como esse onde não se prevê tais acontecimentos” explica Luis André Guedes, diretor da COHAB.

O programa ainda dá direito além da compra do material de construção, também proporciona um recurso para o pagamento do pedreiro. O morador vai ao BANPARÁ, saca o dinheiro e precisa prestar conta para iniciar a edificação da sua casa sem pagar qualquer prestação, o programa é um beneficio 100% gratuito para as famílias para que possam diminuir as suas mazelas sociais e para que possam reduzir o déficit habitacional no município.

Seu Manoel recém viúvo perdeu sua esposa há quatro meses e recebeu a notícia que havia perdido tudo por conta do incêndio na véspera do Natal “Recebi a notícia em Marapanim e tive o apoio de todos e do prefeito. Fiquei sem nenhum documento, apenas com a roupa do corpo e hoje estou muito feliz por esse momento que finalmente chegou e vai me ajudar a realizar o meu sonho de voltar a ter a minha casinha” relatou Manoel da Conceição Rodrigues, de 67 anos, morador do Curuçambá á mais de 20 anos.

O corpo de Bombeiros e a Defesa Civil do Pará participaram da solenidade com a entrega de cestas básicas disponibilizadas pelos mesmos como uma forma de amparar essas famílias nesse momento em que precisam de atenção. A major ainda orienta “As medidas que deixamos é não deixe sobrecarregado suas tomadas, desliguem seus aparelhos domésticos ao viajar, fiação elétrica exposta próximo as santinhas aonde se costuma deixar velas acesas, por que a maioria das ocorrências recebidas são por esses motivos principalmente dentro das comunidades, o fogo se alastra com facilidade e quando se vê já não tem o que fazer” explicou a Major Girlene, Chefe de Coordenações e Operações da Defesa Civil.

“Em primeiro lugar agradeço a Deus e em segundo a prefeitura, agora eu vou poder finalizar a minha casa, repor os objetos como a minha geladeira perdida por conta do incêndio e hoje a promessa do prefeito está se cumprindo” disse Maria Zuleide Martins, 53 anos.

Diretor da COHAB
Major

Por: Hugo Tomkiwitz

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda
Propaganda
Propaganda
Propaganda
Propaganda
To Top