Conecte-se conosco

BELÉM

Feirantes são orientados pela SECON sobre o cumprimento do decreto estadual para conter a Covid-19

Publicadas

sobre

As feiras e os mercados municipais de Belém estão sendo visitados pelos fiscais da Secretaria Municipal de Economia (Secon), Organização Pública e Guarda Municipal de Belém, com objetivo de orientar os feirantes sobre os cuidados que devem ser tomados para evitar a contaminação pela Covid-19, conforme o último Decreto Estadual 800/200 e a Portaria Nº03/2021 da Secon.

Nesta sexta-feira, 5, foram fiscalizados o Complexo do Ver-o-Peso, Guamá, Terra Firme, Telégrafo, Pedreira, 25 de setembro e São Brás. A ação segue até a próxima segunda-feira, 8, nos demais logradouros da capital.

A Portaria Nº03/2021/Secon, que dispõe sobre protocolos de prevenção ao contágio e disseminação do coronavírus em feiras, mercados municipais e comércio em vias públicas, “determina o uso obrigatório de máscaras de proteção facial, com cobertura da boca e nariz e a higienização das mãos com álcool em gel 70% para todos os permissionários, enquanto durar a pandemia, sem prejuízo da possibilidade de suspensão das atividades em caso de recomendações expedidas pelas autoridades sanitárias”.

“Estamos, primeiramente, realizando os serviços de orientações aos nossos permissionários de feiras e mercados, com a distribuição de informativo com as recomendações necessárias. Para nós, a saúde desses trabalhadores e da população que circula nesses logradouros é o mais importante”, destacou o secretário municipal de Economia, Apolônio Brasileiro.

Ribamar Silva, que trabalha há 40 anos no mercado do Guamá com a venda de camarão, tem um estoque de álcool 70% dentro do box. “Sempre estou usando máscara e tenho álcool em gel para mim e para meus fregueses. Além disso, frequentemente limpo o balcão com água sanitária”, contou o permissionário.

Paulo de Deus vai ao Ver-o-Peso a cada quinze dias para comprar peixe e disse que a maioria dos trabalhadores do Complexo usa máscaras e são cuidadosos com a higienização. “Pelo menos aqui no Ver-o-Peso os feirantes estão se cuidando mais que a população em geral. Espero ver ainda todos usando máscara”, disse o aposentando de 75 anos, que neste sábado já vai se vacinar contra a Covid-19.

Horário das feiras e mercados municipais

De acordo com as orientações da Secretaria Municipal de Economia (Secon), as feiras e mercados municipais de Belém permanecem com o mesmo horário de funcionamento e o comércio em vias públicas até às 18h. Já os logradouros administrados pelo órgão que atuam também no período da noite, devem fechar no máximo até às 21h.

Para garantir o abastecimento do pescado na capital, apenas a Pedra do Peixe do Complexo do Ver-o-Peso funcionará, no período das 4h às 7h, até a vigência do último Decreto Estadual.

Sobre o consumo de bebidas alcoólicas, a Secon reitera que todos os logradouros que têm autorização de comercialização do produto só devem vender até às 18h.

Por: Roberta Corrêa

Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Copyright © 2021 Correio Paraense todos os direitos reservados.