Conecte-se conosco

Semas apreende quase 18 mil caranguejos em Curuçá

Foto: Ascom / Semas / Fonte: Agência Pará

MEIO AMBIENTE

Semas apreende quase 18 mil caranguejos em Curuçá

Combater a pesca, o transporte e o comércio irregular e ilegal no período de andada do caranguejo-uçá é a principal finalidade da ação de fiscalização desenvolvida no município de Curuçá, no interior do Pará. A operação é coordenada pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) e conta com o apoio de servidores do ICMBio, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Curuçá, da Polícia Militar (CipFlu) e da Guarda Municipal.

Na quarta-feira (3), os locais fiscalizados foram: o Furo do Melo, o Porto do Coqueiro e a Ilha de Ipomonga, após denúncias recebidas de estoque de caranguejo nas ilhas. Durante a ação de combate, foram apreendidos quase 18 mil caranguejos, que em seguida foram devolvidos à natureza pelos fiscais.

“As ações de fiscalização nas regiões de grande extensão de mangue, como o município de Curuçá, são estratégicas para que nós possamos fazer valer o respeito ao período de defeso e garantir a manutenção da espécie”, conclui a diretora de Fiscalização da Semas, Mônica Moreira.

Este ano, o defeso do caranguejo-uçá acontece nos seguintes períodos:

– 1° período: 14 a 19 de janeiro 

– 2° período: 29 de janeiro a 3 de fevereiro 

– 3° período: 28 de fevereiro a 5 de março 

– 4º período: 29 de março a 3 de abril.

Por Anna Paula Mello (SEMAS)

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda
Propaganda
Propaganda
Propaganda
Propaganda
To Top