Conecte-se conosco

ANANINDEUA

Prefeitura de Ananindeua e os representantes do Governo do Estado visitaram o canteiro de obras da Usina da Paz no Icuí Guajará

Publicadas

sobre

Foto: Hugo Tomkiwitz / Fonte: SEMCAT

A Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Trabalho (Semcat) e a Secretaria Municipal de Governo (Segov) visitaram nesta manhã, 03 de Março, o canteiro de obras da nova unidade da Usina da Paz que está sendo erguida no bairro do Icuí Guajará, no espaço aonde foi à antiga granja do governador. Também estiveram presentes os representantes da Secretaria de Cultura de Ananindeua (Secult) e da Secretaria de Esporte e Lazer (Sel), além dos representantes do Governo do Estado pelo programa Territórios pela Paz (TerPaz).

O bairro do Icuí Guajará foi escolhido para receber a Usina da Paz por conta do grande índice populacional e que precisava de um espaço como esse emergencialmente e por conta do índice de criminalidade muito elevado nos últimos anos. Com a chegada da Usina a proposta é provocar uma modificação e transformação social na cidadania do bairro.

Secretária Marisa Lima

Seja da criança ao adolescente, do jovem até a terceira idade, o novo espaço terá o livre acesso da população e contará com Teatro, Espaço para Shows, Piscinas, Quadras de Esportes, wi-fi livre, além de todos os processos de atendimentos sociais e assistencial e os serviços de capacitação e aprendizagem. “A idéia é trabalhar a segurança pública forte e organizada e pelo outro lado trabalhar o eixo da inclusão social dando oportunidade para que as pessoas mudem de vida e tenham transformações em suas vidas” comentou o coronel Marcos Lopes, diretor das usinas da Paz.

De acordo com a secretária de assistência, Marisa Lima, futuramente a usina será mais um espaço que vai beneficiar a população de Ananindeua. “Os nossos programas sociais da Semcat são formados por eixos e já conseguimos pensar em futuras parcerias com os órgãos estaduais, como com a Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda – SEASTER , Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Sectet) e outras. Levando para o espaço serviços assistenciais para comunidade”, relatou a Secretária de Assistência, Marisa Lima.

Secretário Cesar Freitas

Já para o secretário municipal de cultura, César Freitas, a obra do Terpaz vai criar um espaço para a inclusão social de toda juventude e comunidade do bairro do Icuí e adjacentes. “Quem vai ganhar são os moradores de Ananindeua com essa obra muito importante, que vai proporcionar lazer, cultura, diversão e qualificação para o nosso povo. Além de dar oportunidade para os artistas locais que também terão espaço para apresentações”, disse César.

Coronel Marcos Lopes

Quem também está ansioso com o projeto é o senhor Jucinei Gatinho, de 55 anos e que há 30 anos mora no bairro do Icuí. “Eu não sabia do que se tratava essa obra, quando soube fiquei muito feliz desse desenvolvimento aqui no bairro e que vai trazer muitas oportunidades para os jovens e vai interferir em tudo”, disse.

Jucinei Gatinho

O novo espaço será coordenado pelo projeto Território Pela Paz (Ter Paz), desenvolvendo projetos sociais que possam incluir e dar a oportunidade a todos, bem como garantir segurança e reduzir os índices da criminalidade pelos bairros do entorno, com o apoio da Prefeitura Municipal.

Por: Hugo Tomkiwitz

Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Copyright © 2021 Correio Paraense todos os direitos reservados.