ECONOMIA
Abono do PIS/Pasep é liberado para 8,6 milhões nesta terça (09)
Aproximadamente 8,6 milhões de trabalhadores da iniciativa privada e servidores públicos já estão liberados para sacar o PIS/Pasep (Programas de Integração Social e de Formação do Patrimônio do Servidor Público) a partir desta terça-feira (9). O total de recursos a ser injetado na economia deve ser de R$ 7 bilhões.
O pagamento deste lote do ano salarial, que contempla os nascidos em maio e junho (no caso do PIS), estava previsto para ser pago no dia 17. Com a antecipação do calendário, esses beneficiários receberão juntamente com os nascidos em março e abril. No caso do Pasep, também houve antecipação e serão beneficiados funcionários públicos com final de inscrição 6, 7, 8 e 9.
No caso dos trabalhadores da iniciativa privada, quem tem conta na Caixa poderá sacar o dinheiro com o cartão da conta ou movimentá-lo via internet banking no celular ou computador. Para quem não possui, foram abertas de forma automática e gratuita contas poupança social digital que são movimentadas pelo aplicativo Caixa Tem.
Já para os servidores públicos, quem é correntista do Banco do Brasil terá o valor creditado na conta. De acordo com o BB, 500 mil trabalhadores possuem direito ao abono salarial e são correntistas ou poupadores da instituição.
Para receber o abono salarial, os trabalhadores precisam estar inscritos no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos e ter trabalhado formalmente por pelo menos 30 dias em 2019, com remuneração mensal média de até dois salários mínimos (até R$ 2.090).
Por: Paulo Moura