Conecte-se conosco

BELÉM

Nova variante da covid-19 é confirmada em Belém, com oito casos registrados

Foto: Reprodução / Fonte: G1 PA

A Prefeitura de Belém confirmou na manhã desta sexta-feira (5) oito casos da variante brasileira do coronavírus chamada ‘P.1’. A informação foi divulgada pelo prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, nas redes sociais. Segundo especialistas, a nova variante pode ter maior potencial de transmissão.

De acordo com Edmilson, a confirmação da nova cepa foi feita após a conclusão da análise da genotipagem do vírus, realizada por equipe da prefeitura, juntamente com pesquisadores da Universidade Federal do Pará (UFPA) e da mineradora Vale.

Ainda segundo a Prefeitura, dos oito casos identificados, cinco foram detectados em pacientes vindos de Manaus e três de Belém.

Os dois primeiros casos da variante brasileira do coronavírus no Pará foram confirmados pelo governador do Pará, Helder Barbalho, no dia 29 de janeiro, em Santarém. Os pacientes são um homem de 58 anos e uma mulher de 26 anos.

Após a confirmação da nova cepa, o Governo do Pará mudou para preto o bandeiramento das regiões do Baixo Amazonas e Calha Norte. O decreto, que impõe lockdown, passou a valer desde o dia 1º de fevereiro.

Nova variante tem potencial de reinfecção

Especialistas que acompanham a evolução do novo coronavírus afirmam que a variante chamada de P.1, identificada em Manaus no começo do ano, tem potencial para infectar pessoas que já tiveram a Covid-19. Entretanto, a análise exige cautela e os pesquisadores aguardam estudos conclusivos.

A imunologista Ester Sabino, pesquisadora do Instituto de Medicina Tropical-USP, participou de um artigo internacional sobre o “ressurgimento” da Covid-19 em Manaus, publicado na revista científica “The Lancet”.

Uma das possibilidades avaliadas pelos cientistas é que as novas linhagens do SARS-CoV-2 podem escapar da imunidade gerada em resposta à infecção anterior. O artigo já relata que houve ao menos um caso de reinfecção em Manaus associado à linhagem P.1.

Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda
Propaganda
Propaganda
Propaganda

Copyright © 2021 Correio Paraense todos os direitos reservados.