Conecte-se conosco
Foto: Reprodução / Fonte: Correio Paraense

PARÁ

Satélite caí no município de Jacareacanga, no sudoeste do Pará

Objeto caiu em uma área de mata, no quilômetro 50 da rodovia Transamazônica (BR-230).

Moradores do Município de Jacareacanga, no sudoeste do Pará, levaram um susto na noite do último sábado, 30 de janeiro. Segundo os moradores, o tempo estava um pouco chuvoso quando um objeto caiu do céu. Pelo formato do objeto, eles acreditam que se trata de um satélite  

De acordo com os moradores, o objeto caiu em uma área de mata, no quilômetro 50 da rodovia Transamazônica (BR-230), no sentido Jacareacanga/Itaituba. Segundo moradores, não tem registro de vitima.

Eles pedem que a Força Aérea Brasileira vá até o local, para identificar e recolher os destroços do objeto.

FAB esclarece sobre descida de balão satélite

Na noite deste domingo (31), o Centro de Comunicação Social da Aeronáutica (CECOMSAER), da Força Aérea Brasileira (FAB), esclareceu sobre o balão satélite que desceu, na noite do último sábado (30), no município de Jacareacanga (PA) e assustou os moradores. De acordo com a assessoria de imprensa, trata-se de um Balão Satélite da Google (referente ao Projeto Loon), não tripulado e de prefixo HBAL201, que já tinha descida comunicada a Força Aérea Brasileira (FAB) e também prevista, uma vez que o equipamento estava se aproximando do final da sua vida útil.

Assim, os Órgãos de Controle do Espaço Aéreo foram notificados sobre o procedimento de descida do balão, a qual teve início às 20 h (horário de Brasília) do último sábado, no município de Jacareacanga (PA).

A segurança na operação

Para que essas operações sejam feitas em coordenação com o controle de tráfego aéreo, visando oferecer segurança às operações aéreas, o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) assinou, em 2017, uma Carta de Acordo Operacional com o Google (CIRCEA 100-76).

O susto dos moradores  

De acordo com moradores, o equipamento “caiu” a cerca de 50 quilômetros do município de Jacareacanga (PA) e, devido o forte barulho, ocasionou grande susto. Um morador do Distrito de Divinópolis, km 70, em Rurópolis (PA), conta que o barulho da “queda” foi tão intenso que, mesmo de longe, deu para sentir o tremor e ficar assustado.

“Era por vota das 6 horas. A gente estava aqui no km 70 e, de repente, desceu um tremor para cá, como se estivesse caído alguma coisa bem pesada, sendo que estava parado. Não estava ventando… Foi algo inexplicável, e, logo, veio o boato desse negócio… A gente entende que, quando caiu lá, o tremor veio para cá…”, disse.

Após a descida do objeto, pessoas se aproximaram e, com aparelho celular, algumas registraram a sena.

Por: Lia Corpes

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda
Propaganda
Propaganda
Propaganda
Propaganda
To Top