Conecte-se conosco
Foto: Reprodução / Fonte: Portal Cultura

EDUCAÇÃO

Matrículas no ensino básico diminuíram em 2020, segundo pesquisa do Censo Escolar


As matrículas no Ensino Básico reduziram 1,2% em 2020, aponta pesquisa do Censo Escolar 2020, elaborada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). No total foram  47,3 milhões de matrículas registradas, cerca de 579 mil alunos a menos em comparação com 2019.

Dentro do Ensino Básico, a Educação de Jovens e Adultos (EJA) – voltada a adultos que não completaram os estudos – apresentou um dos maiores níveis de redução (8,3%). A inscrição no nível fundamental teve uma queda de 9,7% (187,4 mil matrículas), já no médio foi 6,2% (83,5 mil matrículas).

A educação infantil também apresentou redução na quantidade de alunos, com queda de 1,6% de matriculados. Os números representam a primeira diminuição de inscritos na modalidade desde 2016. “É provável que algumas famílias tenham optado por cancelar a matrícula, e observamos um número expressivo de escolas que afirmaram estar paralisadas em 2020. Então, é possível que haja uma influência no processo de pandemia nesses dados”, explica o diretor de Estatísticas Educacionais do Inep, Carlos Moreno.

O ensino fundamental regular registrou 26,7 milhões de matrículas, 3,5% a menos. Enquanto isso, o ensino médio teve aumento de 1,1% no número de estudantes, com 7,6 milhões de matrículas. 

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda
Propaganda
Propaganda
Propaganda
Propaganda
To Top