Conecte-se conosco
Foto: Agência Pará / Fonte: Portal Cultura

BELÉM

Governo do Pará por meio da Secult, entrega o Memorial ‘Verônica Tembé’ pelos 405 anos de Belém

Como parte das programações do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), pelos 405 anos de Belém, celebrado nesta terça-feira (12), será entregue nesta segunda-feira (11) o Memorial dos Povos Originários da Amazônia Verônica Tembé, antiga Casa da Mata dentro do Parque do Utinga, em Belém.

Já na abertura do Memorial, o espaço vai abrigar a sua primeira exposição com um rico acervo proveniente de Santarém que contém mais de 1.700 peças, entre utensílios e objetos relacionados à subsistência de povos originários.

O nome do espaço homenageia uma das maiores lideranças indígenas da Amazônia paraense: Verônica Tembé, a primeira cacica dentre os Tembé-Tenetehara que atuou como notável articuladora política, contribuindo diretamente para a consolidação de outras lideranças femininas e para a preservação da identidade Tenetehara.

Casa da Mata – Projetada pelo arquiteto Milton Monte e construída na gestão do então governador e atual senador, Jáder Barbalho, em 1994. Agora, requalificado, o espaço entra para a história como o primeiro dedicado exclusivamente à promoção, valorização e difusão da cultura material e imaterial dos povos indígenas, no Pará.

Na primeira mostra, o espaço vai abrigar peças do acervo do antigo “Centro de Valorização do Saber Indígena, Museu do Índio” – que existiu em Santarém – atualmente sob a salvaguarda do Sistema Integrado de Museus e Memoriais (SIMM). A coleção, hoje constituída de mais de 1800 itens, foi catalogada e vem sendo restaurada pelo SIMM. Nas oito vitrines do memorial, 168 objetos refletem os hábitos, costumes e saberes de diversas etnias que residem na região amazônica.

Confira toda a programação da Secult alusiva ao aniversário de fundação de Belém AQUI.

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda
Propaganda
Propaganda
Propaganda
Propaganda
To Top