BRASIL
Prova de vida do INSS volta a ser exigida a aposentados e pensionistas
INSS realizará prova de Vida este ano. O INSS não vai bloquear benefícios por falta de prova de vida até janeiro de 2021 para os beneficiários que, em condições normais, precisariam ter realizado o recadastramento de senha entre março e novembro ou, ainda, fazer o procedimento em dezembro deste ano.
A prova de vida do INSS deve ser feita anualmente, na rede bancária, pelo beneficiário que recebe por meio de conta-corrente, poupança ou cartão magnético. Neste ano, porém, devido à pandemia de Covid-19, a exigência está suspensa desde março de 2020.
INSS
O recadastramento não está proibido. Embora não seja recomendado neste momento, o segurado que quiser poderá fazer a comprovação, segundo o INSS e a Febraban (Federação Brasileira de Bancos).
A Febraban destaca que os bancos mantiveram o atendimento aos beneficiários interessados em renovar suas senhas durante a pandemia.
Banco do Brasil, Bradesco, Caixa, Itaú e Santander confirmaram que aposentados e pensionistas do INSS podem realizar o procedimento nas agências.
Quem for a uma instituição bancária deve seguir os cuidados recomendados para evitar contágio pelo novo coronavírus. Pessoas do grupo de risco devem evitar sair de casa.
Cada banco determina o seu calendário de recadastramento, mas o mais comum é tomar a data do aniversário do beneficiário para a convocação para a realização da fé de vida.