Conecte-se conosco

POLÍCIA

Onça foge de zoológico em Santarém e coloca em perigo vida de pessoas

Biólogo Sidcley Matos, que cuidou do animal quando o mesmo foi integrado ao zoológico, orienta que moradores não tentem nada contra a onça e que se afastem.

Foto: Reprodução / Fonte: Correio Paraense

Uma onça suçuarana (ou onça-parda, como também é conhecida) fugiu da jaula do zoológico de Santarém, no oeste do Pará, na segunda-feira (14). Para auxiliar nas buscas, o biólogo Sidcley Matos, ex-funcionário da instituição foi “convocado”. O especialista foi o primeiro profissional que cuidou da onça quando ela foi resgatada.

Além do biólogo, funcionários do zoológico da Unama, Polícia Ambiental e Secretaria Municipal de Meio Ambiente estão na equipe de buscas pelo animal. Tudo indica que o “Zoinho”, nome da onça, esteja nas matas do bairro Matinha.

Segundo informações de funcionários, o felino, apelidado de “Zoinho”, se alimentou pela última vez, na sexta-feira, 11, por volta das 17 horas. Por conta da possibilidade do animal está faminto, moradores da Grande Área do Santarenzinho e dos bairros da Matinha e Cambuquira, de acordo com os funcionários, correm risco de serem atacados pela onça. Agentes comunitários de saúde informaram que nessa área de Santarém, vivem cerca de 100 mil pessoas.

Se trata de um animal macho, adulto e o mais antigo da espécie suçuarana, no zoológico. “Esse animal veio de Oriximiná juntamente com outra onça. Agora está acuado dentro da mata. Esse local deveria ser isolado, para manter a integridade física, principalmente das crianças, porque elas estão correndo risco”, apontou a ex-funcionária.

De acordo com o biólogo Sidcley Matos, o animal é um felino com comportamentos noturnos de caça, por isso é raro encontrar a onça caçando durante o dia. Pessoas que passam caminhando e moradores que transitam de madrugada para ir pro trabalho precisam ter muito cuidado

Nota

O ZOOUNAMA – Zoológico da UNAMA informa que, nesta segunda-feira, 14, registrou a fuga de um felino macho e adulto da espécie suçuarana. Zoinho, como é conhecido por todos, é cuidado no ZOO desde 2011, quando chegou ainda filhote ao local, vítima de maus tratos.

A equipe do Zoológico realizou buscas em toda área interna para verificar se o animal estava por perto e acionou os órgãos ambientais (Polícia Ambiental, SEMMA, Corpo de Bombeiros e IBAMA) e estão, junto com as equipes de tratadores e veterinários do Zoológico, realizando buscas pela região.

Ressaltamos que todos os nossos esforços estão direcionados em resgatar o animal.

Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda
Propaganda
Propaganda
Propaganda

Copyright © 2021 Correio Paraense todos os direitos reservados.