BELÉM
Advogados fazem protesto em Belém para volta gradual ao trabalho
Ato transmitido pelas redes sociais corre em frente ao Tribunal Regional do Trabalho da 8º Região
Na manhã desta terça-feira (11), um grupo de advogados do trabalho realiza em Belém um ato cobrando o retorno gradual das audiências presenciais no Estado. A manifestação em frente do prédio do Tribunal Regional do Trabalho da 8º Região (TRT-8º) é transmitida pelas redes sociais, como forma de evitar aglomeração, em função da pandemia da covid-19. A categoria acredita que esta retomada poder ser feita de forma segura e com uma demanda menor do que a normal, já que a paralisação das audiências é um dano imensurável, sobretudo, ao trabalhador.
O protesto, que ocorre na data em que se comemora no Brasil o Dia do Advogado, foi organizado pela Associação de Advogados Trabalhistas do Estado do Pará (Atep). A entidade propõe menos audiência por dia, comparado ao período de antes da pandemia. “Diariamente eram feitas cerca de 10 a 15 audiências. Entendemos que esse número deve cair, e, por exemplo, serem feitas 10 por semana. O que não podemos deixar é o trabalhador ficar prejudicado”, observou Evandro Antunes Costa, vice-presidente da Atep.
A categoria afirma que é necessária, ao menos, uma data para este retorno. “Estamos pedindo previsibilidade. Os processos trabalhistas são de essência argumentativa. A Justiça do Trabalho é um porto seguros aos advogados por ser considerada rápida. Muitos profissionais passam por ela, mesmo não sendo especialistas, então, muitos precisam desse retorno”, explicou Evandro. Ainda segundo a entidade, desde maio, os prazos processuais voltaram a transcorrer.