FUTEBOL
Remo vence o Tapajós no Mangueirão e termina a primeira fase do Parazão em segundo lugar
O Leão não teve dificuldades diante do Boto. A última vaga ficou com o Paragominas que venceu o Carajás.
A bola rolou nesta quarta-feira (05) para a 10ª e última rodada da primeira fase do Campeonato Paraense 2020 para as três últimas partidas. Dois jogos foram realizados pela parte da tarde no mesmo horário e com três times brigando pela última vaga para a fase de semifinais do Parazão: Paragominas, Águia e Bragantino.
O Carajás já eliminado, encarou o Paragominas no Estádio Luiz Omar Pinheiro, o Mamazão, em Outeiro. O Pica-Pau entrou em campo sem muitas pretensões e com muitos garotos da base. A equipe conseguiu abrir o placar com Serra Azul, aos 26 minutos do primeiro tempo. No segundo tempo, o Jacaré acordou para o jogo e virou o marcador com os gols de Biro, aos 17, Buiu, aos 45, e Walcker, aos 46 minutos. Placar final: Carajás 1 x 3 Paragominas.
Com o resultado, o Paragominas conseguiu a última vaga para as semifinais confirmando o 4° lugar, somando 16 pontos. Já o Carajás que entrou para cumprir tabela, terminou sua campanha no Parazão de maneira pífia, sendo o único time que não conseguiu vencer nenhuma partida dentro do estadual. Foram 10 jogos, sendo oito derrotas e dois empates, terminando na 10ª posição, na lanterna com apenas dois pontos.
No mesmo horário em partida no Estádio Evandro Almeida, o Baenão, em Belém, Águia de Marabá e Bragantino entraram em campo com chances de classificação em caso de vitória para algum dos times e um tropeço do Paragominas. O Tubarão Caeté foi melhor em campo e conseguiu o resultado positivo com gols do atacante Fidélis, aos 11 minutos do primeiro tempo, e do atacante Canga, aos 39 minutos do segundo tempo. Placar final: Águia 0 x 2 Bragantino.
Apesar da boa vitória, o Bragantino não conseguiu a sua classificação para as semifinais. A equipe do Tubarão chegou aos mesmos 16 pontos do Paragominas, mas perdeu para o Jacaré no saldo de gols, terminando a competição na 5ª colocação. Já o Águia de Marabá, que contratou vários reforços para as duas últimas partidas, acabou perdendo os dois jogos e finalizou sua participação no estadual com 11 pontos e na 6ª posição.
No jogo da noite, o Clube do Remo, atual bicampeão paraense, recebeu o eliminado Tapajós no Estádio Olímpico Edgar Proença, o Mangueirão, em Belém. O Leão Azul entrou em campo classificado, mas queria confirmar o segundo lugar geral da primeira fase e começou atropelando. Charles cobrou falta, o goleiro Jardel rebateu e na sobra o atacante Gustavo Ermel mandou para o fundo do barbante, logo aos três minutos, 1 a 0.
Não demorou muito para o Leão ampliar. Após lambança da zaga do Tapajós, a bola sobrou para o atacante Zé Carlos, que bateu com categoria no canto esquerdo do goleiro Jardel, aos 23 minutos, 2 a 0. Foi o primeiro gol do experiente atacante com a camisa azulina. O Remo dominou totalmente a primeira etapa e saiu de campo com um bom resultado.
Na volta do intervalo, o time de Santarém entrou mais disposto e chegou a atacar o Leão, mas sem muito perigo. Quem voltou a marcar foi o time azulino. Gustavo Ermel cruzou rasteiro da esquerda para o meio da área e Douglas Packer apareceu livre para marcar o terceiro gol, 3 a 0, aos oito minutos. O Boto começou a arriscar de fora da área e até que Dan Curuçá acertou um chutaço de longe e diminuiu, aos 38 minutos. Placar final: Tapajós 1 x 3 Remo.
O Leão Azul terminou a fase classificatória em 2° lugar com 23 pontos e vai encarar o Castanhal que foi o 3° colocado em dois jogos válidos pelas semifinais do Parazão. Já o Tapajós se despede do estadual na vice-lanterna, ocupando a 9ª colocação com apenas oito pontos na tabela. Se houvesse descenso, o Boto estaria rebaixado para a Segundinha do ano que vem, mas devido as dificuldades dos clubes diante da pandemia, a FPF mudou o regulamento e não vai rebaixar nenhum clube nesta temporada.
Por Fábio Relvas