Conecte-se conosco

COLUNA - PRAGAS URBANAS & VOCÊ

Escorpião versos Barata, qual a ligação?

Publicadas

sobre

Foto: Reprodução / Fonte: Correio Paraense

Você acha que tamanho é documento? Não! Pelo menos se tratando de escorpiões. Se engana quem pensa que quanto maior o escorpião, maior o perigo. Os escorpiões considerados mais perigosos medem apenas cinco ou seis centímetros, isso levando em conta a nossa região, na Amazônia tem lá as suas exceções, podendo encontrar escorpiões enormes de quase até 10 cm.

Mas respondendo à pergunta tema desse artigo, qual a relação das Baratas com o Escorpião? Além de se alimentar de pequenos insetos, acredite, a barata é a comida favorita desse perigoso animal. Isso quer dizer que onde tem escorpião tem baratas, mas onde tem baratas não quer dizer que terá escorpião. Mas fica a dica para os cuidados redobrados com a principal fonte de alimento deles afim de não atraí-los. Certa vez encontrei um escorpião dentro de um apartamento, no décimo primeiro andar. Como ele foi parar lá? Talvez pelas escadas.

Embora não seja nossa principal praga dentro da capital Belém, infelizmente, temos mais incidência do que possamos imaginar. Em uma única casa por exemplo, no bairro do Atalaia em Belém, já capturamos cinco deles, todos da mesma espécie. Embora seja mais comum escorpião em florestas, podem ser encontrados facilmente em cemitérios, terrenos baldios, em meio a materiais de construção, entulhos e etc.

Uma “boa notícia” é que muito embora todos sejam venenosos, apenas aproximadamente 25% das espécies podem causar problemas graves ao ser humano e apenas 2% delas poderiam levar um ser humano a óbito, isso falando a nível de Brasil.

Quanto tempo vive um escorpião? Em condições favoráveis podem viver até 5 anos.

E qual a espécie, mas perigosa?  O escorpião-amarelo (Tityus serrulatus) é aquele que causa mais acidentes, sendo o segundo mais perigoso do mundo.

Proteja-se! Pragas podem matar.

Por: Sidney Costa – Diretor da ECCOPRAGA – Soluções ambientais

Instagram @eccopraga
Fone/ WhatsApp: (91) 98127-0480
E-mail: eccopraga@eccopraga.com   

Propaganda
2 Comments

2 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Copyright © 2021 Correio Paraense todos os direitos reservados.